JUMIÉGE - Uma Abadia




A abadia de Saint-Pierre de Jumièges é uma antiga abadia beneditina fundada por Saint Philibert, filho de um conde franco de Vasconia por volta de 654, em estilo romano. 

Fonte: SoniaMar Passot - 2019

A partir de 841, foi devastada pelos vikings, cujas incursões forçaram os monges a abandonar o local por quase 10 anos. Após a criação do Ducado da Normandia, Guillaume Longue Epée, segundo duque, promoverá seu renascimento.
A Abadia de Jumièges é um dos mais antigos e importantes mosteiros beneditinos da Normandia. Até hoje não conseguimos identificar nenhum vestígio da época de sua fundação no século VII, mas as escavações recentes na igreja de São Pedro tornaram possível datar sua construção até o final do século VIII, tornando este edifício um testemunho único igreja cristã carolíngia. É emocionante vi sitar este local, um carro-chefe da arquitetura românica normanda.
De bicicleta, passando pelos campos normandos você pode atravessar o Rio Sena em uma balsa e apos 15 minutos descer do outro lado para pedalar por mais meia hora. E um sitio explendido! http://www.abbayedejumieges.fr/fr/presentation/ ...

Fonte: SoniaMar Passot caminho em bicicleta Normandia 2019

Após o século XI a prosperidade de suas origens foi recuperada. Houve um periodo de  reconstrução da abadia de Notre-Dame, no devido tempo inaugurada por Guilherme, o Conquistador em 1067. Carlos VII passou por lá em 1450 e recebeu Agnès Sorel,(a favorita do rei) que morreu neste local em  Jumièges, dia 9 de fevereiro de 1450.
( Agnés Sorel foi uma dama de honra que em 1443, tornou-se a favorita do
Fonte: SoniaMar Passot caminho em bicicleta, Rio Sena  2019
rei da França Carlos VII, a quem deu três filhas que seriam legitimadas como princesas da França e casadas com os grandes senhores da corte. Ela morreu antes dos 28 anos, após dar à luz uma quarta filha que não sobreviveu).
Carlos IX também visitou o local em 1563.
Após a partida dos últimos monges em 1790, no período pós-revolução, as pedras começaram a ser vendidas como pertencentes ao estado francês  e serviram também como pedreira de 1796 a 1824. As ruínas foram mantidas graças à compra em 1853 pela família Lepel-Cointet e depois pelo Estado em 1946. A Abadia de Jumièges tornou-se propriedade do Departamento de Sena Marítimo em 2007.

Comentários

Postagens mais visitadas