Escrever memórias

 

Escrever para mim tem sido um ato de amor. Amor pela vida, a minha e a de outras pessoas adoráveis (ou não)  que por um instante, caminharam ao meu lado. Escolhi escrever memórias, para homenagear pessoas, locais, momentos, épocas, e até mesmo os momentos políticos, culturais, que vivi... que vivo.

Existe uma diferença entre escrever memórias e escrever biografias. As memórias, é quando você escreve sobre si mesmo, a biografia é quando alguém escreve sobre o outro. Rui Castro, meu escritor favorito de biografias explicou a diferença em uma “live” muito pertinente e engraçada como só ele sabe ser.  


Fonte Livro Vida Iluminada SoniaMar Passot- Paris 2021 

Outro dia me deparo com alguém dizendo 

“memórias, que coisa mais chata, quem se interessa pelas memórias de outras pessoas’’...

Refletindo sobre o assunto, agora em Paris, onde posso flanar pelas ruas sem compromissos imediatos, deparo-me com um exemplar do livro que homenageia a  "cidade luz’’, e me veio ao espírito momentos de reflexão, sobre este livro de memórias que li muito cedo, aos 17 anos.

 O livro "Paris é uma festa", memórias acalentadas pelo escritor norte-americano Ernest Hemingway onde  relata o período da sua vida na Paris dos anos 1920. Dependendo da época que se escreve, um livro de memórias torna-se atemporal, como é o caso deste.

Os leitores identificam-se com esses momentos vividos pelos autores por vários motivos. Exemplo, em 2015, logo após os ataques terroristas em Paris, um dos livros mais vendidos foi justamente “Paris é uma festa” de Ernest Hemingway. Houve uma sede de rever aquela  Paris de antigamente, aquela Paris que conheceu Ernest Hemingway durante sua fase inicial enquanto escritor ainda muito pobre. Aquela Paris alegre, colorida, plena de vida.

Curioso, para dizer o mínimo.

"Paris sempre vale a pena, e retribui tudo aquilo que você lhe dê". Ernest Hemingway do livro Paris é uma festa. 1964

Excelente resenha desse livro. http://www.casosacasoselivros.com/2018/07/paris-e-uma-festa-resenha.html

Para conhecer o livro "Vida Iluminada" , ler um trecho, as resenhas e depoimentos 

https://clubedeautores.com.br/livro/vida-iluminada

https://jidduksonline.com.br/leia-um-trecho/

Comentários

Postagens mais visitadas