Museu Curie - Uma mulher, uma inspiração!

Pierre Curie e Marie Curie
Da esquerda para Direita Pierre e Marie Curie, Irene Curie e Frederic Joliot 
Foto disponível no Museu Curie. Paris - nov. 2023

Marie Curie, nascida na Polônia, foi uma mulher notável que se destacou em um mundo predominantemente masculino durante sua época. Com uma inteligência excepcional, ela se dedicou à química, uma paixão que a acompanhou até o ano de sua morte em 1934. 

Foto de SoniaMar Passot - Paris, nov. 2023 


Seu laboratório em Paris, dedicado ao estudo da radioatividade - um campo revolucionário na fronteira entre a física e a química - é hoje um local aberto ao público com entrada gratuita. A atmosfera do laboratório reflete a dedicação, paixão, estudos e o sucesso resultante dos seus esforços e lutas. Marie Curie, juntamente com sua família, que continuou seus trabalhos de pesquisa, foram agraciados com o Prêmio Nobel por cinco vezes. 
Seu marido, Pierre Curie, faleceu tragicamente em um acidente de carroça em 1906, aos 47 anos.

Sua filha, Irene Curie, e seu genro, Frederic Joliot, também se destacaram no campo da mesma ciência. Esse lugar é repleto de memórias e histórias, como destacado nos cartazes distribuídos aos visitantes.

Foto de SoniaMar Passot - Paris, nov. 2023 


Conhecer a história de Marie Curie e seus familiares é uma experiência fascinante, é evidente  o impacto duradouro de seus estudos e descobertas em seu laboratório sobre o efeito da radioatividade, considerado uma nova ciência, fronteira entre a física e a química.

Comentários

Postagens mais visitadas