Biblioteca Universitaria de Lyon 1 Claude Bernard - Campus La Doua

Espaço Espace Creativity & Learning

Bibliotecário Responsável do espaço Monsieur Frédéric DURAND.
Pensem entrar em uma biblioteca, e no “Hall” ou “Espace Rentrée au rez de chaussée” que fica imediatamente após a porta principal, você dar “de cara” com uma Exposição sobre Robôs.
Pois foi assim que me deparei pela primeira vez, diante de uma exposição, composta por robôs e sua formas, as criações e os objetivos de estarem ali.
Enquanto aguardava Monsieur Frederic Durand, o bibliotecário que iria me conduzir pelos novos espaços, uma vez que cheguei 15 minutos antes do horário, pude visitar a Exposição denominada “amanha os  robôs”  encantada com a dinâmica, as falas, as roupas e as historias sobre as criaturinhas inventadas pelo homem, cujo objetivo principal, naquele caso, era propor a criação de um robô que pudesse atender pessoas em uma biblioteca.

Fonte: Fotografia de SoniaMar Passot 2017 arquivo pessoal 
Monsieur Durand  explicou que a Biblioteca possui mais de 400 títulos sobre a coleção Manga e que eles fazem as exposições temáticas anuais  para associar um passatempo, que é a leitura das revistas Manga  com os campos de pesquisa e ensino da universidade. Com esta  associação o intuito é de  colaborar  com pesquisadores , estudantes e publico em geral em torno de um tema específico: tempo, esporte, gênero, matemática, química em 2016, e em 2017,  os robôs!







Retornando ao objetivo principal da nossa visita,
No espaço Learning Lab da biblioteca universitária de Lyon 1, fomos recebida pelo bibliotecário responsável do espaço  Monsieur Frédéric DURAND. Learning Lab da biblioteca universitária de Lyon 1.  O novo espaço foi concebido pelo próprio Frédéric DURAND com alguns colegas de trabalho, o objetivo desta sala  de 20m2 é  reunir  grupos de trabalho utilizando as mais recentes inovações tecnológicas durante suas sessões de brainstorming e criação. Ele é destinado a  profissionais de todas as areas e grupos de estudantes. Para utilisar a sala basta reservar, por enquanto, durante esta fase, considerada como "de testes"  nao esta sendo cobrado locaçao dos usuarios externos.

O Custo da obra foi de  16 mil euros, o bibliotecario faz o projeto, apresenta e busca os recursos e parcerias.  Uma parte paga pela Instituiçao e outra parte paga com verbas publicas da Regiao Rhone Alpes. mas, eles podem tambem procurar recursos em entidades privadas, parcerias com professores e ate pessoas da comunidade que se interessem pelos projetos. Um dos bibliotecarios, chefe de um setor me detalhou seu dia de trabalho desta forma:
"Tal como acontece com um número de gerentes em empresas, meus dias de trabalho são, em parte, reuniões geralmente realizadas em nossa biblioteca e ou  sala de conferências. Nossas reuniões de bibliotecarios raramente são feitas pessoalmente, como muitos dos meus colegas e funcionários trabalham em diferentes locais. Portanto, usamos freqüentemente videoconferências, Skype ou a teleconferencia quando o e-mail já não é suficiente. Essas reuniões abordam temas como gerenciamento de pessoal, previsões orçamentárias e resultados trimestrais, promoções anuais, catalogação virtual e serviços de referência, custos de utilização de produtos e serviços. Claro, também há algumas negociações  que aumentam nossas trocas e,  não negligenciamos as negociações internas para o uso de recursos, por exemplo, para obter a tradução de um produto. Portanto, asseguro o vínculo entre as necessidades locais e a sede para que essas necessidades sejam adequadamente atendidas. Finalmente, frequento regularmente várias conferências como expositor ou palestrante".

O Laboratório de Aprendizagem oferece dezenove assentos. É um espaço completamente dinâmico.  O mobiliário modular foi projetado de tal forma que até a parede transforma-se em quadro, 
Fonte: Fotografia de SoniaMar Passot 2017 arquivo pessoal



Por exemplo, o local para se colar post it e rascunhar Sao mini-mesas brancas que se transformam em figuras geométricas, podendo-se anotar as observações instantâneas e pensamentos rapidamente

A sala também possui equipamentos tecnológicos de ultima geração: um sistema de compartilhamento de tela "ClickShare" (o trabalho de dois computadores diferentes são exibidas simultaneamente) e caixas de expressão "ActiveExpression" (caixas sem fio)  Fiquei surpresa  tanto pela decoração colorida quanto pelas novas tecnologias introduzidas neste local, dentro da biblioteca. Este dispositivo pode ser replicado no Brasil, com uma sala especial decorada e equipada para o trabalho em grupo.
Fonte: Fotografia de SoniaMar Passot 2017 arquivo pessoal
Fonte : arquivo pessoal SoniaMar Passot 2017

Comentários

Postagens mais visitadas