Programa de Educação Continuada de Usuários (ProEduC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR): projeto para divulgação da Competência Informacional.

Fonte Acervo pessoal SoniaMar Passot Biblioteca enssib sala de estudos  2017

Para tomarmos a decisão de estudar na França, conversamos informalmente com alguns colegas bibliotecários e professores da UFPR. Na medida que avançamos percebemos o quanto era difícil e trabalhoso. Enviamos nossa inscrição através do Campus France para quatro universidades na França com o objetivo de pleitear uma vaga no curso de mestrado em Ciências da Informação, com o tema apaixonante da ''Competência Informacional''. Um assunto controverso, complexo e na época, (2008) menos conhecido que atualmente no nosso meio acadêmico. Dentre as quatro fomos selecionada por três universidades e tivemos o privilegio de escolher aquela que melhor nos convinha, https://www.enssib.fr/ Escola Nacional de Ciências da Informação e de Bibliotecas. Motivação e muito estudo, são as duas palavras entre muitas, que utilizamos para fundamentar o sucesso alcançado que culminou com o recebimento do Diploma, após dois anos de estudos.


Fonte arquivo pessoal de SoniaMar Passot 2017

Nosso objetivo maior era de obter experiência profissional no âmbito do reconhecimento das diferentes dimensões desta cultura informacional para nosso crescimento como bibliotecários e formadores, da pesquisa documentaria“competência informacional” em bases de dados especializadas e recursos eletrônicos disponíveis nos portais da UFPR e da CAPES. O desejo constante de possuir um conhecimento precioso, capaz de transformar, mudar, melhorar, ajudar a capacitar e ser transmitida foi à mola propulsora e o escudo para continuarmos no percurso que iniciou-se em abril de 2000.
Entretanto, não poderia imaginar quantos interlocutores teríamos, o privilegio de conhece-los, e o quanto confiaram no nosso trabalho, e outros tantos que nos incentivaram com opiniões e criticas, serias, construtivas, nos apoiando nos momentos difíceis. Fomos longe em nossa empreitada! A recuperação da informação é uma ferramenta agregadora para os usuários das bibliotecas universitárias da UFPR, no crescimento das suas habilidades para muito além de simplesmente serem independentes, mas na formação de caráter cientifico do aprendizado institucional e na evolução da construção dos trabalhos científicos destes estudantes em suas classes. Temos orgulho em ter sido uma das precursoras deste programa no SiBi (Sistema de Bibliotecas) e ter tido a oportunidade de apresentar e representar nossa Instituição em países como a França, (estágios, seminários, palestras, encontros ) e nos E.U.A como bolsita em 2017 no evento Seminar on the Acquisition of Latin American Library Materials, 62, 2017, Ann Arbor - USA. Proceedings...Ann Arbor:SALALM,2017
Fonte arquivo pessoal SoniaMar Passot 2017




Fonte arquivo pessoal SoniaMar Passot 2017
,

Participamos no  Painel 4 Servicios de apoyo para los usuarios  ML Kalamazoo en bibliotecas públicas y académicas en Latinoamérica y España  
Moderator: Tomás Bocanegra Esqueda, Colegio de México
Rapporteur: Víctor Cid Carmona, Colegio de México


















Comentários

Postagens mais visitadas