Maison du Bailli em Mâcon

Situada ao lado da Maison du Bailli, encontra-se um dos remanescentes mais significativos da antiga muralha galo-romana, conhecida como o Castrum. Este conjunto histórico, constituído por torres, conserva até hoje vestígios do seu revestimento original, um meticuloso trabalho feito de pequenos blocos de calcário, cuidadosamente dispostos em uma ordem regular. Este elemento não apenas destaca a perícia arquitetônica da época, mas serve também como uma janela para o passado, permitindo-nos vislumbrar a robustez e a estética das construções defensivas galo-romanas.





Maison de Bailli informação do local periodo final do século XV,


Fotografia de SoniaMar Passot - 2023

O responsável pelo local, o oficial de justiça, é uma das figuras mais relevantes da cidade, exercendo funções judiciais, militares e financeiras em nome do rei. Ele costumava estar no castelo do antigo conde, localizado na Place de la Baille. No entanto, é incerto se ele de fato residia na casa que agora leva seu nome. Na fachada, na esquina da rua Paradis com a rua Georges Rozet, é possível observar pedras perfuradas com um grande buraco redondo, usado antigamente para suspender postes de madeira para secar novelos de estopa dos tintureiros.

A misteriosa rua Paradis ligava a rua de la Baille à Cour Prévôt (atual cruzamento da rua de la Barre, rue Sigorgne, rue Philibert Laguic e rue Lamartine). Nesse local, ocorreram algumas execuções capitais.

 

Comentários

Postagens mais visitadas