Catamaran PlanetSolar passa á Marseille/ Catamaran PlaneSolar arrive á Marseille

Albert de Monaco et Pierre Passot
Catamaran PLANETSOLAR
O primeiro Iate Catamaran movido unicamente a energia solar: chama-se PlanetSolar e poderá navegar a oito nós - o que se traduz numa média de 13 km/h. A criação é de Raphael Domjan e de Gerard D'Abouville, que retornam da primeira viagem de circum-navegação ao mundo com o navio que utiliza 470 metros quadrados de painéis solares.
O navio mede 30m x 15,2m, tem autonomia de navegação até três dias, mesmo em escuridão total, e as baterias ficam totalmente carregadas depois de dois dias de sol com o navio parado. Os painéis solares, no seu desempenho total, podem armazenar 100 kilowats de energia. Sendo que são apenas necessários 20 para navegar, isto he dá uma grande margem para funcionar corretamente durante a noite e quando o céu está nublado.

Pierre Passot et Jean Michel Cousteau 2012


Albert de Monaco et Jean Michel Cousteau 2012

O grande objetivo deste projeto é a circum-navegação numa extensão de 60.006 km através dos oceanos, promovendo as energias renováveis. Apesar de ter fins comerciais, o PlanetSolar procura a consciencialização para os problemas ambientais, passando uma mensagem de praticismo e otimismo. Ao pôr este navio a funcionar, a Knierim Yacht Club está a dizer ao mundo: sim é possível, conseguimos viver sem petróleo.
 Os mentores do projeto criaram também a cidade do Planeta Solar, um museu composto por três esferas que promove o desenvolvimento sustentável.
Hoje, nove de maio á Marseille o evento de comemoração pelo seu retorno, com a participação do Príncipe Albert de Mônaco, Jean Michel Cousteau e  Pierre Passot  entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas