domingo, 9 de maio de 2010

Conselho de uma mae bibliotecaria!!!!!!

LER, E LER SEMPRE

Este é um tema que motiva o ser humano há milhares de anos e, no entanto, permanece na pauta do dia. Aí vão alguns exemplos:

O filósofo Tales em seus ensaios dizia que "o sucesso verdadeiro é, entre todas as coisas, o que causa maior satisfação, sendo que o auto-conhecimento é o aspecto mais essencial para torná-lo duradouro".

Como dizia Descartes nos seus ensaios: “penso, logo existo”, essa é a base da sabedoria, da busca do auto-conhecimento e porquê não, do sucesso !!!

Já Tom Morris, afirma que "o verdadeiro sucesso nos negócios e na vida envolve três coisas - descobrir nossos talentos, desenvolvê-los e utilizá-los tanto para o bem alheio quanto para o próprio bem.

Buscar Conhecimento. Conhecimento é poder, mais sabemos mais podemos. Mais sabemos, mais podemos aprender. Mais compreendemos a vida, o mundo, a natureza, o ser humano, isto é crescimento

Portanto podemos buscar fonte de inspiração para esta verdade folosófica em nossas Bibliotecas brasileiras (Publica, Municipal, Universitaria, Escolar, Empresarial.....)

“Ler para viver!”

A leitura é importante, literatura aumenta o repertório, sensibiliza e aproxima as pessoas das situações. Ler aumenta o poder de percepção e de compreensão da vida. A literatura apaixona e acaba dando conteúdo e base para encararmos a vida.


A leitura ainda ajuda na aproximação das histórias de vida e aumenta
a capacidade de analisar e de compreender o mundo. É importante ler para fazer perguntas sobre qualquer assunto na vida. Ler para viver e aprender, APRENDER!
Aprender a olhar, ainda antes do que ver; aprender a escutar e a entender, muito antes do simples ouvir e julgar... aprender a pensar, que é muito mais complexo e instigante do que o acúmulo de saber. Aprender é essencial porque incita o desejo de "ir além", de querer mais, sempre mais!

Estamos vivendo um momento privilegiado, nós Brasileiros, temos bibliotecas, temos oportunidades para frequentà-las, a vida pode se tornar mais alegre e maravilhosa se embarcarmos na estoria de um bom livro ....nossos filhos terao sempre a nossa imagem como fator determinante para o sucesso de suas vidas.

Minha mensagem para as queridas Mamaes do Brasil, neste segundo domingo do mes de maio 2010 !

Sônia Mara
Bibliotecária

Nenhum comentário:

Postar um comentário