Navegar é preciso

Todos nós temos um sonho. Isto é bom e especial. Porque?
Porque viver é um evento inexplicável e o ser humano, cada um de nós, possui umas histórias fascinantes, independentes dos nossos erros e acertos, vitórias e derrotas.

Nesta reflexão, gostaría de dizer, que os problemas jamais vão desaparecer de nossa bela e breve existência na terra, mas a sabedoria para superá-lo consiste em extrair das dores a alegria, das decepções forças, dos fracassos coragem, dos erros aprendizado.

Difícil? É sim, e muito. Mas quem disse que seria fácil?
Lembro que na minha formatura como Bibliotecária, nos idos anos de 1998, fui oradora da turma. E escrevi a seis mãos, um texto cujo título era NAVEGAR É PRECISO...VIVER NÃO É PRECISO (Fernando Pessoa)
Hoje, dez anos mais tarde, reescrevo este texto, agora a oito mãos, pois a experiência de ser avó fez com que eu possa a ver a vida, com um ollhar diferente. Maroto, traquinas ......desestressado e cheio de esperanças.

Estamos em 2008 , cheguei a conclusão de que muita dedicação e trabalho foram necessários para atingir os objetivos a que me propus para o crescimento Espiritual, Pessoal e Profissional. A cada dia, com amor e dedicação, fui galgando, avançando, retrocedendo quando necessário. Investindo sempre que preciso, nas vidas, nos amores eternos, aqueles que jamais deixam nossos corações. Aprendendo com cada um, amigos queridos, como vocês, aprendendo novamente, reaprendendo, aproveitando os momentos quando posssível, rindo e chorando, mas avançando sempre. A vida não pára (ainda bem).

Percebi, que os investimentos têm aumentado, proporcionando melhoria na qualidade da vida, na segmentação do conteúdo do coração, na atualização das notícias boas, e, em seu espaço físico (agora ampliado, com alguns quilinhos a mais) devido às mudanças e remanejamentos dos anos.



Por isso, além de ter avançado em uma grande escala, (de anos vividos) ainda posso me considerar privilegiada por ser e fazer parte parte das estatísticas da VIDE REVISTA VEJA ano, n. mês , faço parte daquela estatística admirável das pessoas com mais de 50 anos que voltaram a estudar, e a se RE – preparar para a nova vida pós – cinqüentenário e assim, lá vou eu para uma Universidade das mais conceituadas da Europa, fazer Mestrado em Ciência da Informação e Bibliotecas. École Nationale de Sciences de Information et dês Bibliothèques – Villeurbanne – Lyon – France

Minha Formaçãp inicial na Universidade Federal do Paraná, no curso de Biblioteconomia, as formações no Centro de Línguas da Universidade Federal do Paraná cuja coordenação da maravilhosa Professora Lucia Cherem, sempre presente, motivando, incentivando, abrindo caminho e insistindo no idioma francês,
A bolsa de estudos da Aliança Francesa, curso noturno, também agregam um imenso valor a esta trajetória.

Estou iniciando um Novo Tempo, e não posso ignorar que é um momento privilegiado, porém complexo, mas irreversível. (Agora vai ...)

Um intercâmbio entre bibliotecários, entre Universidades, a troca do conhecimento é um avanço da nossa Era Tecnológica, Sabemos que esse avanço tecnológico nos oferece facilidades. É inquestionável o aspecto positivo que toda a moderna tecnologia proporciona às pessoas. Os meios eletrônicos hoje se transformam em ferramentas de trabalho, viabilizam o acesso rápido às informações, inúmeras possibilidades de interação com outras pessoas, infindáveis disponibilidades de pesquisa em todos os campos do conhecimento humano, acesso ás informações de utilidade prática e muitos outros facilitadores da vida moderna. Estamos, pois navegando por mares nunca dantes navegados.
Se navegar é preciso, vou buscar agora, através da atualidade de nosso universo, uma nova conotação que se torne sinônimo de grandes descobertas por mares desconhecidos, com a finalidade de adquirir novos conhecimentos e informações importantes e urgentes.
“Navegar é preciso, viver não é preciso”. Aceito o aspecto dúbio da palavra PRECISO. Podemos entendê-la como verbo ou como adjetivo. Como verbo, a palavra nos convida a ação, nos convida a participar do movimento constante e renovador da vida.
Por isso, (brincadeiras á parte) estamos TODOS conscientes da necessidade das mudanças, mudanças inerentes ao coração humano, para mudar, basta acreditar. Basta acreditar e INVESTIR . Assumir a posição e agradecer a confiança..
Como adjetivo a palavra preciso nos aponta os aspectos exatos, claros e categóricos do ato de partir, navegar, sair dos próprios domínios.
E hoje, ao escrever estas linhas, eu me identifico com o termo adjetivo. Estou começando um novo tempo. Tenho agora a maturidade e confiança necessárias para investir em um novo momento de aprendizado.
O processo nem sempre será fácil e realizador, mas considero este um período vencedor. Afinal aprenderei novos conceitos, viverei em outra sociedade e conhecerei outra cultura.
Quer mais mudanças que isto Sônia Mara?

Assim, através da atualidade de poetas como do grande português Fernando Pessoa, de quem tomei novamente emprestado este verso Navegar é preciso, viver não é preciso, (para fazer algumas considerações a respeito da minha nova vida). Este verso irá auxiliar (espero) nossos “pensares” e possibilitará muita reflexão para aqueles que se dispõe a um pensar constante.
Desejo que cada um de nós, possamos fazer a leitura das diversas possibilidades que esta linguagem poética nos pode oferecer.
Porém o que importa de verdade, apesar dos avanços tecnológicos e da globalização, que ora vivenciamos, é nunca deixarmos de enxergar as várias e múltiplas faces da realidade a que estamos sujeitos no nosso cotidiano, das mais complexas às mais simples, fazendo com que o mais humano nos guie e nos oriente. Não podemos esquecer que o homem NÃO É a medida de todas as coisas. Temos DEUS a nos guiar, em sua infinita sabedoria . E temos também o poder do relacionamento, da conversa ao vivo, do olhar, do toque. E, na minha modesta opinião, há um limite nos mares navegáveis, enquanto que a vida é imprecisa, plena de mistérios e possibilidades. Com seu incomparável poder de criação, por isso, muito interessante e infinitamente bela.

Comentários

Postagens mais visitadas